quinta-feira, 30 de junho de 2011

atividade 3.3 projeto

E. E. E. FUNDAMENTAL SÃO PEDRO
PROJETO: Histórias em quadrinhos
Turmas: 1° Ano: ‘A’ e ‘B’
              2°Ano 'A'.
Período: 2° bimestre

·         CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
ü  Características da linguagem das histórias em quadrinhos;
ü  Estudos de “balões”;
ü  Seqüência de diálogos;
ü  Temática;
ü  Desenho em movimento.

·         OBJETIVOS:
ü  Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador;
ü  Construir tirinhas a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
ü  Incentivar os pais a lerem gibis para os filhos.


·         ESTRATÉGIAS:
ü  Sente-se em roda com as crianças e veja o que elas sabem sobre as Histórias em Quadrinhos. Perguntem quais conhecem.
ü  Mostre um gibi de sua preferência e depois leia uma história.
ü  Apresente em slide  gibis para leitura coletiva.
ü  Assistir da turma da Mônica para se divertir e conhecê-los melhor.
ü  Estimule a turma a trazer mais gibis para a classe. Reserve momentos para que façam leituras das historinhas.
ü  Realize uma votação para escolher um personagem de Histórias em Quadrinhos favorito do grupo. Liste todos que foram mencionados na lousa.
ü  Convide as crianças a brincarem de forca com os nomes das personagens.
ü  Proponha caça-palavras, palavras cruzadas, auto-ditado e leitura dos nomes das personagens.
ü  Apresentar diferentes formas de balões. E depois propor uma pesquisa sobre diferentes formas de balões encontradas nos gibis.
ü  Descrever oralmente a função comunicativa dos diferentes tipos de balões.
ü  Selecione uma tirinha de um gibi e pergunte do que se trata, qual é o significado que ela tem. Depois, faça a leitura convencional.
ü  Selecione tirinhas com balões sem texto e estimule a turma a construir hipótese sobre o que poderia estar escrito em cada uma delas.
ü  Inicialmente a professora atuará como escriba.
ü  Distribua novas tirinhas para que o aluno preencha os balões com as historinhas inventadas por eles.
ü  Exponha no mural as produções de tirinhas.
ü  Pesquisa: Quais os gibis mais conhecidos pelos pais?

·         AVALIAÇÃO:
ü  Desenhar e escrever uma tirinha em quadrinhos;
ü  Relacionar todos os conhecimentos estudados ao longo deste projeto, construindo com parâmetros  e originalidade a própria história em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário